HIGIENE ORAL

A higiene oral é uma área capital da medicina dentária pela sua importância na saúde oral. A remoção do tártaro, da placa bacteriana, o branqueamento dentário, o polimento, a aplicação de selantes ou de dessensibilizantes e educação para a saúde oral são as suas áreas de intervenção.


ESCOVE  OS DENTES

Para uma boa prevenção e manutenção, deve ir ao higienista ou médico dentista uma/duas vezes por ano. E os cuidados diários são: 

  • Escovar os dentes, pelo menos duas vezes ao dia e use de fio dentário, no mínimo uma vez ao dia e preferencialmente à noite;
  • Fazer uma dieta equilibrada;
  • Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica;
  • Bochechar com um elixir fluoretado se o seu dentista o aconselhar;
  • Incline a escova a um ângulo de 45º contra à gengiva e fazer movimentos horizontais ou Circulares;
  • Escove a sua língua suavemente de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito;
  • Certifique-se que os seus filhos com menos de 12 anos têm os devidos cuidados. Aconselhe-os a consultar: Saúde oral na criança;
  • Se procura informação específica sobre a Saúde Oral durante a gravidez, visite: OMD;
  • E se constatar sintomas de hemorragia, dor nas gengivas durante a escovagem, dor de dentes, mau hálito frequente e sensibilidade constante, não hesite, marque uma consulta com o seu médico ou higienista antes que seja tarde de mais.

DESSSENSIBILIZANTES E SELANTES

Se tem sensibilidade dentária e não é provocada por uma cárie, fraturas, doenças nas gengivas, exposição da raiz por retração ou recessão da gengiva o seu médico pode efetuar tratamentos de dessensibilização dentária como: Aplicação tópica de dessensibilizantes; verniz de flúor ou aplicação tópica de flúor; Terapia com laser de baixa intensidade, entre outros. Mas não menospreze os sintomas.

Os Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, com finalidade de isolar fisicamente as suas superfícies preservando a saúde bucal. Atua como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies contraírem cáries.

REMOÇÃO DO TÁRTARO

O tártaro ou cálculo é o resultado da mineralização da placa bacteriana que não foi devidamente eliminada durante a higienização. O tártaro prejudica os dentes e as gengivas, provoca mau hálito, cáries e gengivites pelo que deve ser tratado rapidamente. Para eliminar o tártaro o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Pode também ser utilizado o jato de bicarbonato. 

Nesta intervenção é realizada uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente. Mesmo que possa haver uma variação de pessoa para pessoa, em média deve ir ao dentista duas vezes por ano.