OS PRIMEIROS DENTES 3 DE 4

Caiu, bateu, partiu o dente, ou…

 O seu filho começou a dar os primeiros passos, já anda e, por maiores que sejam os cuidados, é muito provável que hoje ou amanhã venha a cair. Numa dessas quedas bateu com um dente, ficou a sangrar da gengiva, o dente caiu, ou lascou.

Não é um drama. Se depois da queda as gengivas e os dentes lhe parecerem bem e a criança não tiver dores, talvez não seja necessário consultar o dentista. Se o dente estiver mole marque uma consulta, ele pode acabar por cair e a criança engoli-lo.

criança começa a andar


E saiba que pode:

  •   O Bebé quebrou um bocado do dente

Coloque o bocado do dente em soro fisiológico, em leite ou água filtrada e leve-o ao dentista talvez para uma restauração.

  • A gengiva sangrou

Muna-se de um pedaço de gaze humedecida e faça alguma pressão no local por alguns minutos, até parar de sangrar. Coloque ou passe um bocado de gelo no local para evitar o inchaço. Se o sangramento é abundante é melhor ir ao médico. Nos primeiros dias não dê alimentos duros à criança. Se passado alguns dias notar alguma diferença nas gengivas ou nos dentes, ou sintomas de infeção, inchaço ou sensibilidade, então é melhor ir ao médico.

  •  O dente entrou na gengiva

Lave, desinfete bem as mãos e tente puxar o dente para fora. Se o dente entrou completamente na gengiva é melhor ir ao odontopediatra.

  •  O dente saiu do lugar mas não caiu

Desinfete bem as mãos e coloque o dente no seu lugar. Se fizer isto no momento não dói. Não dê alimentos duros ao seu filho.

  • O dente caiu

Desinfete as mãos. Pegue no dente pela coroa sem tocar na raiz, meta-o em leite, em soro fisiológico ou água filtrada e vá de imediato ao dentista. Ele tentará recolocar o dente no seu lugar.

Primeiro molar, cuidado a redobrar

 Por volta dos seis anos inicia-se um período de grandes mudanças. Chega o primeiro molar e começa a substituição dos dentes de leite pelos definitivos.

Como o primeiro molar não vem substituir nenhum dente é possível que a sua chegada até passe despercebida. Mas este “senhor”, o primeiro dente permanente, importante para o posicionamento dos outros dentes, exige cuidados especiais em higiene oral. Encontra-se mais escondido, num lugar de acesso mais difícil para ser lavado e a sua superfície superior é mais propensa a reter os alimentos, logo a provocar cáries.

Num período aproximado de seis meses dá-se a substituição dos dentes de leite pelos permanentes e os últimos a nascer são os do siso, o que acontecerá que por volta dos 18 anos. E assim fica completa a equipa com 32 dentes, 16 na arcada superior e 16 na inferior. Estas equipas não contam com suplementes, daí o interesse de cuidar dos seus jogadores. Talvez esta seja uma das poucas exceções à regra “não há ninguém insubstituível”, pelo menos para já.

Dente Molar

Idas ao dentista

 A 1ª visita

O pediatra do seu filho pode zelar pelos seus primeiros dentes e só em caso de considerar necessário aconselhar uma visita ao odontopediatra.

As visitas obrigatórias e regulares ao dentista devem começar por volta dos 2 ou 3 anos, idade em que a criança completou a dentição de leite.

Não aguarde um problema dentário para a primeira visita a um odontopediatra. É importante que a criança não vá a uma primeira consulta numa situação de crise e com dores, para não passar a associar o odontopediatra a mau estar ou situações dolorosas.

Nesta primeira consulta o odontopediatra vai avaliar os hábitos alimentares, a higiene bocal e eventualmente dar sugestões sobre os cuidados a ter. Mas não é só, nesta consulta será feito o diagnóstico do alinhamento dos dentes, prevenindo problemas futuros

 A frequência

A assiduidade das consultas resulta da avaliação que o dentista faz caso a caso. Por regra, e o desejável é manter as consultas de rotina todos os seis meses. Mas no caso de a criança ter uma alimentação que favoreça o aparecimento de cáries, de não conseguir abandonar a mamada noturna ou caso apresente manchas esbranquiçadas nos dentes, que podem indicar excesso de flúor ou serem sinal de cárie, o dentista pode recomendar consultas mais assíduas.