ENDODONTIA

O estudo e tratamento das doenças da polpa dentária, vulgarmente designado por nervo, é o objeto da endodontia.

TRATAMENTO DO CANAL

A polpa, localizada no interior do dente e rodeada pelo tecido duro (dentina), é responsável pela nutrição e sensibilidade dentária, através dos vasos sanguíneos e nervosos que constituem.

Os traumatismos, fraturas ou cáries profundas podem provocar lesões da polpa dentária, que se manifestam por dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e / ou ao calor e desconforto à mastigação. Entre os sinais mais comuns pode referir-se a uma apresentação de abcesso ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva). Popularmente, uma endodontia também é chamada de tratamento de canal. 

Nos casos de inflamação irreversível ou necrose (morte) da polpa dentária, a endodontia (desvitalização) é uma solução para salvar o dente e evitar outras complicações.

DESVITALIZAÇÃO

A polpa é totalmente removida, a câmara pulpar e o sistema de canais radiculares, presente nas raízes, são meticulosamente desinfetados com o objetivo de eliminar todas as bactérias. Os canais são então preenchidos, com um material biocompatível, o dente é hermeticamente selado com cimento e restaurado de modo a readquirir a sua aparência natural e a função mastigatória.

Um dente assim tratado pode durar toda a vida. Porém, não podemos esquecer que um dente sujeito a este tratamento não fica imune a novas cáries. Mas ao perder todo o conteúdo nervoso do seu interior, fica insensível às agressões dentárias devendo ser vigiado periodicamente pelo seu médico dentista.

  

Vantagens / desvantagens da desvitalização
Muitos pacientes questionam-se sobre as vantagens de uma desvitalização ou substituição do dente afetado por uma prótese. Nunca tome a decisão de extrair um dente de ânimo leve. Explore benefícios e desvantagens das opções de tratamento disponíveis com o seu médico dentista.

Na maioria dos casos e para a maioria das pessoas, o tratamento endodôntico é um procedimento absolutamente normal, que não se apresenta mais desconfortável ou doloroso do que fazer uma restauração dentária.