ORTODONTIA

A Ortodontia é uma especialidade que estuda o crescimento e desenvolvimento craniofacial, a posição dos dentes, a má relação entre os maxilares superior e inferior, bem como deficientes oclusões, fatores que podem interferir na fala e mastigação. 


TIPOS DE ORTODONTIA

Só o seu dentista ou ortodontista, com recurso a radiografias, fotografias, moldes de gesso e histórico dentário, pode decidir se beneficia ou não com um tratamento ortodôntico e, consigo, traçar o plano de tratamentos. Os ortodontistas realizam intervenções de:

Ortodontia Preventiva

que visa a prevenção de problemas detetados nas crianças ou adolescente no decorrer do crescimento ósseo facial e no período da troca de dentes de leite;

Ortodontia Intersetiva,

tendo em vista impedir que um problema se instale, como o mau posicionamento dos dentes e bases ósseas, posicionamento da língua e lábios e problemas respiratórios;

Ortodontia Corretiva,

infelizmente a mais frequente, centra-se na correção de problemas instalados e é efetuada em adultos ou em adolescentes, tendo terminado a curva de crescimento (16/18 anos). Tratamentos mais longos, complexos e invasivos.

PROBLEMAS DENTÁRIOS

A consulta ortodôntica pode ser aconselhada por uma das seguintes razões:

  •  O Apinhamento - dentes a mais para se acomodarem na arcada dentária
  •  O Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes
  •  O Desvio de linha mediana - quando o centro da arcada superior está desalinhado com o da arcada inferior
  •  A Mordida aberta - desajustamento entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais
  •  A Mordida cruzada - quando a arcada superior não fica à frente da arcada inferior
  •  A Sobremodida - também chamada de dentes salientes. Casos em que os dentes anteriores superiores recobrem os dentes inferiores.

APARELHOS DENTÁRIOS

Os tratamentos Ortodônticos são efetuados recorrendo a aparelhos para movimentar os dentes, retrair os músculos e modificar o crescimento mandibular. O seu funcionamento assenta na pressão que exercem nos dentes e ossos maxilares. Estes aparelhos podem ser fixos ou móveis, sendo de vários tipos em cada uma destas classes e o género de problema a corrigir é que determinará o tipo de tratamento e a sua utilização. Quando necessário é um tratamento indispensável para assegurar uma boca mais saudável, dentes com possibilidade de durar toda a vida e proporcionar uma aparência mais agradável e estética.

Na nossa clínica disponibilizamos as soluções mais avançadas para o tratamento ortodôntico, a partir da infância até à idade adulta mais avançada. Do aparelho convencional, com braquetes e arame até ao aparelho Invisalign, uma opção de tratamento com aparelhos transparentes e removíveis. No caso de crianças o plano de tratamento conta com a participação do ortodontista e odontopediatra.