DICIONÁRIO DENTÁRIO
A
Abcesso
Infeção, com acumulação de pus. Geralmente manifesta-se com inchaço e dor.
Alisamento radicular
Raspagem do tártaro infra gengival que se situa na superfície das raízes das dentes e do cimento radicular infetado (1ª camada da raiz do dente).
Amálgama
Material de restauração composto fundamentalmente por prata e mercúrio. A sua característica principal é uma longa duração, mas por uma escura escura (10 - 20 anos), aplica-se em molas ou em zonas pouco visíveis.
Apicectomia
Consiste em cortar uma ponta da raiz, pela gengiva, e fazer uma desvitalização do resto do dente que é inserido no osso.
B
Branqueamento
Procedimento estético através do qual é o branqueamento dos dentes por meio de uma substância química ou por laser. Pode ser efetuado em consultório ou em casa, sob orientação do médico dentista.
Bruxismo ou "ranger os dentes"
É uma doença caracterizada por apertar ou ranger os dentes provocando, nos mesmos, desgaste anormal. Esta perturbação ocorre normalmente durante uma noite de maneira inconsciente e tem como causa o estresse e posição inadequada.
C
Cárie
É uma destruição localizada dos danos provocados pela ação das bactérias. Podem ser:
- Coronárias (localizadas nas superfícies oclusais ou entre os dentes)
- Radiculares localizadas nas raízes dos dentes
- Recidivantes localizados em volta das restaurações ou das coroas
Cirurgia oral
Especialidade responsável por atos cirúrgicos, sendo o mais comum a extração de dentes.
Compósito
Material de restauração branco, mais estético que um amálgama mas menos resistente e durável.
Coroa metalocerâmica
Capa sobre o dente danificado com base metálica e coberta por cerâmica.
Coroa de cerâmica pura
Capa sobre o dente danificado em em cerâmica pura.
D
Decíduos
O mesmo que dentes de leite. Os dentes começam a aparecer por 6 meses ea três anos de dentição de leite, em regra, completa, isto é, com 20 dentes.
Dente
Dentes são estruturas duras, salientes e esbranquiçadas compostas por polpa, dentina e esmalte que são implantados não maxilar (dentes superiores) ou na mandíbula (dentes inferiores). Têm essencialmente 3 funções:
- Mastigatória
- Fala
- Estética
Dente canino
Os caninos são 4, sendo 2 na arcada superior e 2 na inferior e sua função é um de rasgar os alimentos que se, para isso, pontiagudos.
Dente incisivo
Os incisivos, em número de 8, 4 em cada arcada, são dentes que servem para cortar os alimentos e, por isso, são afiados e localizam-se na frente da boca.
Dente incluso
Também designado como dente retido. É um dente que não fez a sua própria erupção, não é interior da gengiva.
Dente molar
Os 4 molares, 2 superiores e 2 inferiores, são dentes que se localizam no fundo da boca, têm uma coroa praticamente lisa e sua função é de desfazer os alimentos.
Dente do siso
Os dentes do siso são os últimos molares a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos.
Dente pré-molar
Os pré-molares são 8, 4 na arcada superior e 4 na inferior, dentes com sua própria função é de triturar os alimentos.
Dentição permanente
Dentição característica dos adultos. Começa aos seis anos e termina, regra geral, aos 18 anos. É composta por 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, 12 molares sendo 4 ou molares ou dentes do siso.
Destartarização
Limpeza do tártaro eliminando manchas dos dentes e prevenindo uma doença periodontal.
Diastema
Espaço entre dois dentes.
Doença gengival
O mesmo que gengivite.
E
Endodontia
Especialidade que se ocupa do estudo e das doenças da polpa dentária. O nome é usado com o significado de desvitalização, que consiste na remoção da polpa dentária, limpeza e substituição por material obturador.
Exodontia
Remoção cirúrgica de um elemento dentário.
Exodontia com sutura
Exodontia seguida de sutura da gengiva.
F
Rosto vestibular
Rosto do dente do lado do lábio
Face lingual
Cara do dente do lado da língua
Faceta
Cobertura de cerâmica ou de compósito destinado a melhorar o aspeto dos dentes.
Flúor
Elemento importante que se acumula nos ossos e dentes conferindo-lhe uma maior resistência. O excesso de flúor provoca uma fluorose.
Fístula
Consiste numa pequena porção de gengiva, (bolha) que se apresenta como um trajeto dentro do osso e pelo qual dente drena pus proveniente do abcesso.
G
Gengivita
Inflamação do tecido gengival causada por placa bacteriana ou tártaro. Pode evoluir para periodontite caso não tratada.
Eu
Implante
Peça de titânio biocompatível que é colocada, por causa de cirurgia, não osso da mandíbula ou fazer maxilar e que servem de pilar para uma coroa ou prótese dentária.
M
Mandíbula
A mandíbula é uma parte móvel do crânio que forma parte inferior e que suporta os dentes inferiores.
Maxilar
Maxilar é uma estrutura da região frontal que suporta os dentes superiores e que é formada por dois ossos geminados, como maxilas.
O
Oclusão
É o ramo da medicina dentária que trata como relações de mordida entre a arcada superior com um inferior e suas implicações nas estruturas anexas: dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos e articulação temporomandibular.
Odontopediatria
Especialidade relativa a dentição de crianças e jovens abrangendo todos os aspectos da fase de desenvolvimento.
Ortodontia
Ramo da medicina dentária que estuda como técnica para melhorar os resultados da posição dos dentes com o objetivo de obter uma melhor função mecânica e estética.
Ortopantomografia
Radiografia obtida com um equipamento extra oral (ortopantomógrafo) que roda em torno da cabeça do paciente e que permita visualizar os ossos faciais e todos os dentes.
P
Paradontologia
Especialidade que se ocupa do estudo e tratamento das doenças periodontais, que abrange como estruturas que suportam os dentes: gengiva, ligamento e osso.
Periodontite
Inflamação do período, que inclui todos os tecidos que suportam os dentes e mantém em posição. A inflamação dos tecidos provoca a reabsorção dos mesmos levando à perda de tecido de suporte. Os dentes começam a abanar e caem sozinhos.
Placa bacteriana
Película transparente constituída por bactérias e açúcares que aderem a dentes e que não são para removida diariamente se transformar em tártaro. A placa bacteriana é uma causa principal de cáries dentárias e da doença gengival.
Polimento
Acabamento após restauração.
Ponte
Um ou mais dentes artificiais apoiados em ambos os lados em implantes ou dentes adjacentes.
Prostodontia
Especialidade da Medicina Dentária responsável pela reabilitação do doente parcial ou total recorrendo à substituição dos dentes perdidos por dentes artificiais. Utilizam-se próteses removíveis (esqueléticas ou acrílicas) e fixações como são coroas ou pontes.
Prótese acrílica
Prótese removível total ou parcial cuja base é feita em resina acrílica. Como próteses totais podem ter uma estrutura de resina reforçada com uma rede metálica.
Prótese esquelética
Prótese removível parcial cuja base é feita em metal cromo-cobalto.
Prótese fixa
Próteses não retiráveis da boca sem meios especiais (em consultório). É feito em material metalocerâmico ou cerâmica pura, para uma imitação perfeita da cor e brilho dos dentes naturais.
Prótese removível
Prótese que pode ser colocada e retirada facilmente pelo utente. Estas próteses podem ser totais ou parciais e superiores ou inferiores. No que se refere ao material pode ser acrílico ou esquelético.
Polpectomia
Ato de retirar o nervo dos dentes e higienizar como paredes internas dos canais dentários, no âmbito da endodontia.
Polpotomia
É uma remoção da polpa presente na câmara polpar.
R
Radiografia periapical
Radiografia obtida com sensor de RX colocado no interior da boca.
Radiografia bitewing
Radiografia com o sensor de RX colocada no interior da boca. Regra geral apanha, no máximo 6 dentes, 3 da arcada superior e 3 da arcada inferior, e servir para detectar uma existência de cáries interproximais.
Restauração
Recuperação de um dente reconstruindo-o. Pode ser de 1, 2 ou 3 rostos, consoante o número de paredes do dente a recuperar.
RVG
Equipamento radiográfico que não utiliza produtos químicos antes de um processo digital para obter como radiografias (periapicais e bitewings).
S
Selante de fissura
Verniz protetor das micro-fissuras dos dentes (fissuras anatómicas fisiológicas), especialmente em crianças, para prevenir cáries.
Sensibilidade dentária
Dor aguda de dentes causada pelo desgaste da superfície do dente ou do tecido gengival que resulta de exposições de raízes dentárias, em resultado do recesso gengival ou proveniência de cáries ou restaurações profundas.
T
Tártaro
O tártaro resulta da mineralização da placa bacteriana em reação com uma saliva e pode ser:
- Supragengival - localizado acima da margem da montanha, na superfície do esmalte.
- Subgengival - localizado abaixo da margem da montanha, na superfície da raiz.