joao paulo ribeiro médica dentária logo

DENTISTERIA

Esta área da Medicina Dentária trata das lesões que ocorrem por traumatismos dentários ou na sequência de uma cárie. Em qualquer dos casos os tratamentos efetuados permitem que os dentes recuperem as suas funções: anatómicas, estéticas e funcionais, impedindo que continuem a degradar-se.

Nunca é demais relembrar que uma cárie não tratada conduz à destruição total do dente, arrastando inumeráveis danos paralelos. Os especialistas alertam para o facto de cáries não tratadas serem uma porta de entrada para micro-organismos que podem atingir órgãos como o coração, rins e pulmões. Em contrapartida, uma cárie tratada a tempo pode salvar o ou os seus dentes até ao fim da sua vida que, com certeza, vai ser longa.

cáries, dentisteria

CÁRIES

A deteção de cáries quando na fase inicial não é fácil, normalmente só consegue ser realizada por médicos dentistas, razão pela qual há interesse em o visitar uma ou duas vezes por ano. Simultaneamente esteja atento e se sente uma cavidade ou ausência de parte de um dente muito provavelmente está em presença de uma cárie.

Mas as manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas, sulcos ou fissura são, também, indicadores de uma provável cárie. Se elas forem entre os dentes podem ser potencialmente detetadas ao passar o fio dentário, uma vez que fica preso ou rasga na sua presença.

DENTISTERIA, DENTES AFECTADOS COM CARIES DENTARIAS

DENTES AFETADOS

Nem todos os dentes são afetados da mesma forma. Os dentes quando começam a nascer, no início da erupção, são mais suscetíveis de contraírem uma cárie, por ainda não terem atingido a sua maturação completa. Por esta razão se deve dar uma maior atenção à dentição das crianças.

Mas os molares e pré-molares são, igualmente, mais suscetíveis por serem mais irregulares, apresentarem-se com sulcos e fissuras, permitindo que os restos alimentares se depositem mais facilmente e durante um maior período de tempo nesses locais, dentes que também são mais difíceis de escovar por se localizarem mais atrás. 

tratamento de caries dentarias

TRATAMENTO

O tratamento de cáries é dos mais simples e correntes, consistindo na remoção da zona afetada e reconstrução, utilizando resinas compostas, para devolver ao dente a sua anatomia original.

As resinas compostas (materiais da cor do dente) são o material estético de eleição para a restauração de dentes, de forma direta e em uma única sessão. Quando as lesões são maiores e os dentes ficam muito destruídos. Para reforço da estrutura dentária que ainda resta, pode ser conveniente execução de prótese fixa. Restauro que exige trabalho laboratorial e requer, eventualmente, mais consultas para ser concluído.

Tenha em atenção que será difícil durante a sua vida não contrair uma ou mais cáries pois é uma doença que afeta 90% da população. Esteja atento para agir a tempo.

icon clinica dentista guimaraes

JOÃO PAULO RIBEIRO, MEDICINA DENTÁRIA

Alameda Dr. Alfredo Pimenta 285
4810-420 Guimarães - Portugal

horario medico dentista guimaraes

SEGUNDA A SÁBADO 8H30 ÀS 20H30

T +351 253 773 777
geral@joaopauloribeiro.com

marcar consulta dentista

MARQUE UMA CONSULTA

ligue o + 351 253 773 777
ou preencha o formulário aqui

HOME |  DICIONÁRIO DENTÁRIO  |  CONSULTAS   |  T +351 253 773 777  |  GERAL@JOAOPAULORIBEIRO.COM | FACEBOOK

© 2017 João Paulo Ribeiro, medicina dentária